top of page

Imigração e Isolamento


ree

A decisão de viver em um país diferente daquele em que se nasceu e cresceu pode ser encarada por muitas pessoas como uma decisão que envolve coragem; até mesmo ousadia. Quem vê de fora pode chegar a idealizar a pessoa que está no exterior como alguém que está vivenciando uma experiência “chique”, “glamourosa” ou, ainda, “perfeita”. Isso é comum em olhares que tendem a supervalorizar aquilo que está longe.


Morar em um país onde é preciso aprender a falar outra língua, estar em contato com pessoas de diferentes culturas, assimilar outras formas de se relacionar e conhecer lugares impressionantes pode ser, de fato, uma experiência enriquecedora em muitos níveis. A abertura para a diversidade, a flexibilidade em relação àquilo que se conhece previamente e a curiosidade por outras formas de existir são, sem dúvida, ganhos intangíveis de vitalidade.


Seja porque se teve a oportunidade fazer um intercâmbio para estudos, se recebeu uma oferta de trabalho em uma instituição ou empresa estrangeira, se decidiu acompanhar uma pessoa querida em seus planos, se desejou passar um tempo longo viajando, ou mesmo se foi necessário sair por motivos sociais e políticos, imigrar inclui certas dimensões que podem passar despercebidas para quem somente observa de fora.


Pode existir a dificuldade em compreender o que se escuta e fazer-se entender em uma língua que não é a materna; a complexidade em tentar estabelecer vínculos pessoais, sociais e/ou profissionais diante de uma população que pode não ser das mais receptivas ou calorosas com quem vem de fora; os limites das condições de vida que o novo país concede para que quem é estrangeiro ali permaneça por um período; a delicadeza em se ver distante da maior parte das pessoas e dos lugares com que se constituiu uma história anterior. A sensação de isolamento pode ser grande, e esses são apenas alguns exemplos dentre as muitas questões que ser imigrante vem a suscitar.


Algumas pessoas que imigram sentem que chega um momento em que a necessidade de procurar por uma terapia se coloca. E entendem que essa pode se estabelecer como uma experiência tanto mais acalentadora se ocorrer no próprio idioma e for conduzida por alguém que compartilha do mesmo lugar de origem. Nesse sentido, a modalidade da terapia online é uma forma obter essa escuta independentemente da distância geográfica.

 
 
Logotipo.jpg
bottom of page